No dia 1° de janeiro, o vereador Márcio Bins Ely,  foi eleito, novo presidente da Câmara Municipal até 31 de dezembro de 2021. Sua eleição aconteceu logo após a entrega dos diplomas e das declarações de bens e do juramento feito pelos vereadores eleitos. Bins Ely recebeu os votos de 26 dos 36 vereadores. O  vereador havia atuado no ano anterior, como 2° secretário da mesa diretora.

A mesa será composta pelo presidente Márcio Bins Ely (PDT), tendo como 1º vice-presidente Idenir Cechim (MDB), 2ª vice-presidente Comandante Nádia (DEM), 1º secretário Hamilton Sossmeier (PTB), 2ª secretária Mônica Leal (PP) e 3º secretário Clàudio Janta (SD). 

Em seu discurso de posse, Márcio Bins Ely ressaltou, que seu compromisso como presidente da Câmara, é o maior desafio já enfrentado em sua carreira. Destacou também como deseja presidir a Casa:


"No exercício da presidência desta Casa, concentrarei esforços, para que a essência da democracia se manifeste em todas as suas formas, e enfrentaremos os desafios com diálogo, compreensão e humanidade”. O presidente da Mesa reafirmou também, seu compromisso com o meio ambiente, para que Porto Alegre avance de uma forma sustentável e com os olhos abertos para o futuro. 


Bins Ely também prestou seu total apoio para que o processo de imunização, por meio da vacina contra o Coronavírus, avance de forma rápida.


Na solenidade foram decididos também as Comissões Permanentes que conduzirão os rumos dos debates na Câmara de Vereadores da capital durante o ano.