Cerca de 250 toneladas de dejetos cloacais são despejadas por dia no Guaíba.

Ao transitar pela avenida Ipiranga em Porto Alegre e olhar para o Arroio Dilúvio fica claro que a capital dos gaúchos ainda tem muito que avançar sobre a questão do enfrentamento da poluição de nossas águas. 
Porto Alegre produz mais de 500 toneladas de dejetos que são canalizados para os esgotos cloacais da cidade e apenas 56% desse montante recebe o tratamento adequado.  Isso significa que cerca de 250 toneladas de dejetos são despejadas diariamente no manancial do Lago Guaíba.  Essa situação interfere diretamente na qualidade de vida de nossa população, seja pela proliferação de doenças, destruição do meio ambiente  e até mesmo negando ao cidadão portoalegrense a possibilidade de aproveitar as praias de nossa orla, que há algumas décadas eram pontos de encontro e lazer para as gerações que nos antecederam. 

“ Quero enfrentar este problema crônico de nossa cidade que é a poluição do manancial do Guaíba, que atinge não apenas a capital, como muitos municípios vizinhos.  Só a união de forças de toda a sociedade em torno desta questão pode reverter esta triste realidade. Este é um problema de todos, afinal a água é um patrimônio público e a essência da vida.”
À frente do Legislativo da capital, Márcio Bins Ely, pretende criar uma frente parlamentar para enfrentar este debate, na busca de soluções inteligentes, modernas e sustentáveis com o objetivo de inverter a curva do nível de poluição de nossas águas."

“Temos a intenção de escutar todos os segmentos da sociedade, a comunidade científica, os moradores de localidades desassistidas, os vereadores, órgão públicos, o  poder executivo e qualquer pessoa interessada no bem comum, para juntos, encontrarmos caminhos que nos levem para um futuro de evolução e saúde ambiental. E talvez um dia, nossos filhos possam desfrutar daquilo que nos foi negado.”