Na manhã desta sexta-feira (12/2), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Márcio Bins Ely, esteve no complexo do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) no bairro Lomba do Pinheiro na capital. O objetivo da visita, além de conhecer a tecnologia produzida no local, foi conversar com colaboradores do Centro que pretendem reverter processo de liquidação da empresa ordenado pelo Ministério da Economia.

De acordo com o presidente da Associação dos Colaboradores do Ceitec, Silvio Luis dos Reis Santos, o Centro é o único do hemisfério sul capaz de produzir tecnologia avançada na fabricação de microchips para passaportes, além de peças para satélites que usam tecnologia 5G, e chips para monitoramento de automóveis e armamentos. Conforme ainda lembrou Santos, atualmente o Brasil importa chips para passaportes de países asiáticos ou dos Estados Unidos.

A empresa, que tem cerca de 160 funcionários, além do patrimônio tecnológico, carrega uma inteligência acumulada de dez anos de pesquisas e desenvolvimentos de projetos, como destacou Santos. Seu corpo cientifico, que é formado por físicos, químicos, engenheiros de diversas áreas e cientistas da computação, muitos deles doutores e PHDs, acumulam mais de 1.150 anos de formação. Segundo o Liquidante, nomeado pelo Ministério da Economia, Abílio Eustáquio de Andrade Neto, militar da Reserva da Marinha Brasileira, o Ceitec deve deixar de ser uma empresa pública.

“Esse patrimônio tecnológico que está aqui em Porto Alegre não pode ser simplesmente entregue ao capital privado. A tecnologia de ponta desenvolvida é até mesmo uma questão de segurança nacional”, ressaltou Márcio Bins Ely. “As grandes potências mundiais disputam essa corrida tecnológica e os cientistas capazes de atuar nesta área. Por que vamos entregar este tesouro estratégico?”, questionou ainda o vereador.