Nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Márcio Bins Ely, adotou novas medidas para o funcionamento da Casa, devido à classificação de bandeira preta na região Porto Alegre. 

A Câmara restringiu o atendimento do público externo. Em excepcionalidades, os visitantes devem comparecer com horário previamente marcado. 

O horário de funcionamento do legislativo passa ser das 10h às 16h. As reuniões presenciais como, sessões plenárias, reuniões de diretorias, setores e gabinetes, serão evitadas. É recomendado que a utilização de teleconferências seja adotada, mesmo para quem está trabalhando presencialmente. Entre as novas restrições  da Casa, encontram-se também, a redução dos servidores no máximo 25% do total de cada sala ou gabinete. Servidores em grupos de risco, devem permanecer em trabalho remoto.

Servidores com sintomas respiratórios, febre, cansaço, diarreia, perda de olfato ou paladar, devem permanecer em casa e contatar imediatamente o serviço de ambulatório para seguir as devidas orientações e conduta. É obrigatório que janelas e portas nos ambientes de trabalho sejam abertas, e o uso de máscaras deve ser mantido durante toda jornada de trabalho, e que mãos e superfícies, sejam mantidas higienizadas regularmente.