Na noite desta quarta-feira (18) mais de uma centena de pessoas lotaram as dependências do auditório Ana Terra na câmara municipal de Porto Alegre para assistir a prestação de contas do vereador Márcio Bins Ely do PDT. Com 15 anos de mandato como legislador municipal Márcio acumula uma gama de serviços prestados à capital sempre com iniciativas, propostas  e leis que têm por objetivo atender os anseios da população e aprimorar os serviços prestados pelo município aos cidadãos.

Enquanto vereador, Bins Ely tem 204 propostas legislativas acumuladas no currículo, com 165 projetos de lei, 12 projetos de lei complementares e 27 projetos de resolução. Ao longo da carreira são 87 leis aprovadas na câmara e sancionadas pelo executivo municipal com destaque para as áreas da saúde, educação, direitos do consumidor, direitos da criança e adolescente, esporte e segurança.  

Em 2019 o vereador destinou mais de um milhão e duzentos mil reais em emendas parlamentares para áreas sensíveis da capital como saúde, esporte, segurança, infraestrutura e entidades que realizam trabalho social junto à comunidades carentes. 

Márcio  Bins Ely também se posicionou contra o aumento de impostos quando foi contra a proposta de aumento do IPTU apresentada pela prefeitura de Porto Alegre. Defensor de uma saúde pública de qualidade o parlamentar tem convicção em seu posicionamento contra a terceirização da saúde em Porto Alegre, “ A saúde pública não foi criada para dar lucro, mas sim para atender a população” disparou. 

Líder da Bancada do PDT na câmara, o parlamentar também acumula outras representações como a de presidente do Conselho Regional de Corretores de imóveis (CRECI-RS), Presidente do Rotary Club POA Norte, Presidente das Frentes Parlamentares de Apoio ao Cooperativismo, Em defesa das Práticas Integrativas de Saúde e de Incentivo à Doação de órgão e Sangue e ainda atua como secretário de relações internacionais da executiva nacional do partido. 

Entre os projetos de lei apresentados em 2019 destaque para o do “Teste do Pezinho Ampliado” que ampliaria o diagnóstico de 6 para 53 doenças com potencial para salvar milhares de vidas, observando o princípio da medicina preventiva e o da criação do Estatuto da Criança e do adolescente com Câncer em Porto Alegre.

Bins Ely ainda vem travando uma luta política contra a privatização do mercado público de Porto Alegre, descaracterizando o que não é apenas um local de comércio mais sim um tradicional ponto histórico cultural da capital.

 Na prestação de contas um dos destaques foi o respeito com o dinheiro público onde economizou 60% da verba de custeio do gabinete nos 11 primeiros meses do ano. 

Entre dezenas de iniciativas vale ainda destacar o posicionamento do homem público em solidariedade aos servidores afetados pelo pacote de reformas apresentado pelo governo de Eduardo Leite, registrado através de uma moção apresentada na tribuna da câmara.