Os idosos merecem atenção especial, respeito e dignidade. O alto índice de violência contra a  pessoa idosa tem aumentado nos últimos anos, se tornando uma questão de saúde pública em nossa cidade. Esses dados motivaram o Vereador Márcio Bins Ely à elaborar a lei 11.670/2014  que institui o Dia e a Semana Municipal de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa em Porto Alegre.

A lei busca proteger, prevenir, ficalizar e punir casos de violência física e ou verbal contra os idosos. Além de promover ampla campanha de conscientização da população sobre a prevenção da violência e celebrar parcerias com universidades, sindicatos e demais entidades da sociedade civil para organização de debates e de palestras sobre as formas de divulgar a prevenção da violência contra a pessoa idosa.                              

"Temos a responsabilidade de criar mecanismos legislativos que combata esse tipo de violência que vem aumentando nos últimos anos. Através da lei buscamos despertar a consciência da população para denunciar os casos de violência e os maus tratos contra nossos  idosos." Afirma Márcio Bins Ely