Neste ano está em pauta na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto que aumenta o valor do IPTU em Porto Alegre.

O Projeto de Lei institui nova Planta de Valores no Município, no qual atualiza a base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

O vereador Márcio Bins Ely é contra o aumento por entender que a sociedade já vive em uma crise econômica, com um enorme número de desempregados. “A população já vem sofrendo uma crise, aumentar o valor do IPTU não vai ser a solução”, ressalta o vereador. Para Bins Ely o outro ponto é que a população paga um alto valor em impostos e recebe um baixo retorno em serviços.

 

"O projeto de reajuste do IPTU visa  aumentar a arrecadação do Município, numa solução fácil e sem criatividade para gerir a cidade. A prefeitura quer resolver os problemas de caixa onerando o cidadão. Há outras alternativas para a falta de recursos como, por exemplo, a cobrança dos devedores. Porto Alegre tem uma dívida ativa de ISSQN e IPTU de quase R$ 2 bilhões." Para Márcio Bins Ely, o gestor não pode passar os problemas para o cidadão.

"É preciso fazer ajustes e criar alternativas inovadoras para atrair empreendimentos para a cidade, gerando mais desenvolvimento, postos de trabalho e renda".