Em  novembro de 2019, o vereador Márcio Bins Ely, apresentou ao parlamento do Município de Porto Alegre, o projeto de lei 244/19(Estátua Teixeirinha). PL que visa a exposição não somente de uma estátua, e sim toda a história que ela representa para o povo gaúcho. 

Vitor Mateus Teixeira, foi um grande músico, compositor, ator, radialista e produtor de cinema. Teve uma vida muito humilde, regada de sonhos e conquistas, onde grande parte dessas conquista, pode dividir com sua amada esposa, Zoraide Lima Teixeira. 

Teixeirinha foi conhecido por todo o Brasil e representou o Rio Grande do Sul, mundo à fora. Recebeu reconhecimento por sua música, através de alguns prêmios brasileiros, discos de ouro, e o “Elefante de Ouro” pela maior vendagem de discos internacionalmente em Portugal.. 

Teixeirinha, fez parte da cultura gaúcha através de suas músicas, produções de cinema e atuações. Lembra-lo em uma representação de estátua, seria carregar a história de toda uma vida à todas as gerações. Ele tinha sua identidade própria como artista, fazendo a cultura gaúcha ser conhecida internacionalmente.  

Esse projeto de lei relacionando a cultura, envolve parte da história do povo rio grandense, e um fragmento da cultura que jamais deve ser esquecida. Teixeirinha era uma homem, completamente apaixonado pelo Sul, e fez a sua história parte dele. Desta forma, homenagear um dos mais renomados artistas do Rio Grande do Sul, seria lembrar à todos que passarem pela estátua, que o povo gaúcho tem muito reconhecimento através de Teixeirinha que fez parte dessa história e da cultura do povo gaúcho.