Em maio de 2016, o vereador Márcio Bins Ely, apresentou o Projeto de Lei 207/16 (Teste Vocacional) ao Parlamento de Porto Alegre. Pensando na grande deficiência que existe nas escolas públicas em relação à orientação aos jovens sobre como escolher a sua futura profissão. A maioria dos estudantes que saem do ensino médio, não possuem orientação alguma, e ao ingressarem no ensino superior, acabam se decepcionando, ou não se encaixando no curso e suas expectativas são totalmente frustradas com o resultado. 

De maneira que o jovem não venha desistir de se encontrar na profissão correta, incentivando-o a permanecer no ensino superior, o PL visa que os alunos venham ter uma orientação vocacional competente por equipes especializadas, para que já possam ser direcionados para áreas específicas que mais se encaixam de acordo com as suas preferências, enriquecendo assim suas referidas escolhas.

A preparação e orientação dos alunos para suas realizações  como ser humano e membro de uma sociedade ativa, por meio da sua atuação profissional, é um dever básico das escolas como formadores de cidadãos. Garantindo uma estrutura, para que os jovens nã sejam desencorajados a enfrentar situações adversas, adquirindo conhecimento e determinação. Garantindo um futuro de conhecimento e de expectativas de uma realidade melhor, o incentivando a querer crescer como profissional e cidadão.