Na terça-feira, 15, o vereador Márcio Bins Ely realizou um bate-papo em uma live no Facebook com o presidente licenciado da UVERGS (União dos Vereadores do Rio Grande do Sul), Silomar Garcia e o advogado e auditor do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Jader Cavalheiro. O foco principal da conversa foi o papel da Câmara de Vereadores durante a pandemia. 

Nesse período diversos projetos para o enfrentamento à COVID-19 foram aprovados, dentre eles se destacaram a contratação emergencial de 100 profissionais da área da saúde para ajudar no combate ao coronavírus, recursos emergenciais para creches comunitárias, suspensão de taxas para táxis e escolares, testagem gratuita para diagnosticar a COVID-19 e aprovação do projeto que garante a transparência dos gastos públicos com o coronavírus. Além disso, houve a moção de solidariedade ao Rotary pela campanha de apoio aos idosos “Corona Zero – Lutando contra o vírus”, de autoria do vereador Márcio Bins Ely e aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Na live também foi abordado o possível impeachment do prefeito Nelson Marchezan Júnior, que levanta o questionamento sobre a retirada de R$3,1 milhões do fundo municipal de saúde para aplicar em ações publicitárias em meio a pandemia. Um dos papéis fundamentais dos vereadores é fiscalizar o trabalho da prefeitura, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), a qual o vereador Márcio Bins Ely faz parte, sugere o indiciamento do prefeito pelos crimes de advocacia administrativa, tráfico de influência, improbidade administrativa, dispensa de licitação, corrupção passiva e tráfico de interesses. É importante ressaltar que Bins Ely sempre foi oposição às propostas do prefeito que promoviam desmonte do serviço público e descaso com a população.