Por proposição do vereador Márcio Bins Ely, a Câmara Municipal concedeu a Comenda Porto do Sol à cooperativa Sicredi União Metropolitana do Rio Grande do Sul, que comemora 50 anos de atividades.
Na solenidade realizada em 19/12, o vereador destacou que a instituição tem uma história de gestões eficientes, que souberam se adaptar às mudanças e aos novos tempos:

– É uma instituição bem sucedida, mesmo em tempos de crise. Apresenta resultados significativos em termos de promoção do desenvolvimento social e econômico, na medida em que facilita o acesso ao crédito, possibilita a abertura de novos negócios, gera renda e postos de trabalho.

Márcio Bins Ely concluiu dizendo que propôs a homenagem por meio do Projeto de Resolução 043/17, porque acredita no cooperativismo como fator de desenvolvimento social e econômico, tanto que é presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo desta Casa Legislativa, desde o ano de 2013:

-Acredito na força do cooperativismo por ser um movimento que valoriza o capital humano. Admiro esse modelo por sua capacidade de empreender e trabalhar em conjunto, ciente de que unidos somos mais fortes e conquistamos mais.

Bins Ely também é autor da Lei 10.278/2007, que instituiu a Política Municipal de Apoio ao Cooperativismo, o Cadastro Geral das Cooperativas e autorizou o Executivo a abrir crédito especial para a constituição do Fundo de Apoio ao Cooperativismo (FAC).
Também prestigiaram o evento o secretário estadual adjunto do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Iberê Orsi, o presidente do Sistema Fecomércio RS, Luiz Carlos Bohn, o presidente do Sindilojas de Porto Alegre, Paulo Kruse, e os vereadores Valter Nagelstein, João Carlos Nedel (PP), Adeli Sell (PT), Dr. Goulart (PTB) e Clàudio Janta (SD).