Cerca de 250 toneladas de dejetos cloacais são despejadas por dia no Guaíba.


Ao transitar pela avenida Ipiranga em Porto Alegre e olhar para o Arroio Dilúvio fica claro que a capital dos gaúchos ainda tem muito que avançar sobre a questão do enfrentamento da poluição de nossas águas. 
Porto Alegre produz mais de 500 toneladas de dejetos que são canalizados para os esgotos cloacais da cidade e apenas 56% desse montante recebe o tratamento adequado.  Isso significa que cerca de 250 toneladas de dejetos são despejadas diariamente no manancial do Lago Guaíba.  Essa situação interfere diretamente na qualidade de vida de nossa população, seja pela proliferação de doenças, destruição do meio ambiente  e até mesmo negando ao cidadão porto alegrense a possibilidade de aproveitar as praias de nossa orla, que há algumas décadas eram pontos de encontro e lazer para as gerações que nos antecederam. 


Pensando nisso, o vereador Márcio Bins Ely, decidiu criar uma frente parlamentar para que a balneabilidade do lago Guaíba possa ser discutida, e de fato, venha acontecer futuramente. O pedido foi protocolado junto na Câmara Municipal de Porto Alegre,  no dia 21 de janeiro. 


A intenção desta frente parlamentar é de escutar todos os segmentos da sociedade, a comunidade científica, os moradores de localidades desassistidas, os vereadores, órgão públicos, o  poder executivo e qualquer pessoa interessada no bem comum, para juntos, encontrarmos caminhos que nos levem para um futuro de evolução e saúde ambiental.