Na semana passada, entidades empresariais compareceram na Câmara Municipal de Porto Alegre, , solicitando o retorno das atividades de lojas, restaurantes e espaços de lazer.

Os empresários compareceram à casa do legislativo municipal para solicitar apoio do presidente da Câmara e seus pares.

No ofício encaminhado, foi relatada as dificuldade em que os comerciantes, que em sua maioria são de porte pequeno e médio, estão sofrendo com as restrições, a batalha para manter os funcionários e a ameaça iminente de fechamento permanente. 

A carta solicita liberação da abertura dos comércios também aos finais de semana e feriados; ampliação das atividades até às 23 horas, com tolerância de uma hora para dispersão dos clientes; a adoção de medidas que evitem o “efeito gangorra”, com a abertura e fechamento sucessivos das atividades.

O Presidente da Câmara Municipal Márcio Bins Ely afirmou sobre o tema que  "Segundo a informação que já temos, 240 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina e mais 60 mil doses devem ser aplicadas na próxima semana, inclusive em jovens com comorbidades. Acreditamos que, gradualmente, poderemos retornar com algumas atividades com os devidos cuidados de prevenção a propagação do covid-19.”

Participaram da reunião representantes das seguintes entidades: Associação dos Comerciantes da Cidade Baixa, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Associação dos Restaurantes de Porto Alegre, Associação das Academias Gaúchas Unidas, Empresários de Gastronomia e Lazer dos Bairros Auxiliadora, Centro Histórico, Floresta, Moinhos de Vento, Santana, Quarto Distrito e empresários do comércio lojista do Centro Histórico de Porto Alegre.