No mês de maio, celebramos “Maio Sem Dor'', mês de conscientização sobre a fibromialgia, data que foi incluída no calendário oficial de Porto Alegre, por autoria do vereador Márcio Bins Ely, através da Lei 12.374/2018.

 

A doença de fibromialgia, é caracterizada por dores no corpo, principalmente na musculatura, acompanhada por cansaço e sono não reparador, que é quando a pessoa dorme mas acorda cansada. Além de outros sintomas menos comuns, como alterações de memória, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

 

A FM, é uma doença bastante comum na sociedade, sendo causa de 15% das doenças constatadas em pacientes, que procuram laboratórios de reumatologia. De cada 10 pacientes, de 7 a 9 são mulheres, sendo o grupo de maior ocorrência.

 

A fibromialgia pode aparecer depois de eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico, ou até mesmo uma infecção grave. O mais comum, é quando o quadro começa, com uma dor localizada crônica, que progride, para envolver todo o corpo. O motivo pelo qual algumas pessoas desenvolvem fibromialgia e outras não, ainda é desconhecido.

A doença é constatada de forma clínica, mais exames podem ser solicitados, para descartar a existência de outras doenças. Exames periódicos são essenciais para a constatação e tratamento da doença.