O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Márcio Bins Ely (PDT), reuniu-se na tarde desta sexta-feira (30/7) com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Záchia, para tratar sobre o ônibus Morro Alto, que circulava no bairro Campo Novo, na zona sul da Capital. Os moradores da região estão sem a linha alimentadora, o que dificulta a locomoção dos que utilizam este tipo de transporte. “Sei que o município todo deve estar com algum colapso nesses serviços, mas esta comunidade está sem acesso ao transporte público, principalmente para se deslocar ao trabalho e escolas”, disse Bins Ely.

Segundo Záchia, atualmente 415 mil pessoas estão sendo transportadas e a expectativa é que este número alcance 700 mil até o final deste ano. “Vamos começar uma retomada da linha de acordo com a demanda, nos horários principais de trabalho e escola”, explicou. O secretário acrescentou que a EPTC fará uma avaliação técnica para que possa recomeçar o transporte daquela região.

Em 15 dias, de acordo com o diretor técnico da EPTC, Flávio Caldasso, já deverá ter um posicionamento sobre o pedido. “Estamos num momento de retomada do crescimento de passageiros e focando na necessidade das demandas. Há uma certa resistência de empresas devido à baixa demanda durante a pandemia, mas o nosso corpo técnico vai estudar o atendimento especificamente desta região”.

Os líderes comunitários Sérgio Fraga e Suzete Sanches também estiveram no encontro, destacando as principais dificuldades dos moradores. “A comunidade ficou sem transporte. Com a volta das creches e escolas, as pessoas que não tem carro ou condições de pegar aplicativos, estão sofrendo com essa falta. Esperamos que volte em breve esse transporte”, comentou Suzete.