Na semana passada ocorreu a audiência pública, presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Márcio Bins Ely, para debater o projeto que declara AEIS (Área de Interesse Social), a área que especifica, localizada no Morro da Cruz, no Bairro São José, criando nova  Subunidade e alterando os limites das Subunidades adjacentes.

 

O Morro da Cruz faz parte do bairro São José, na zona leste da capital. O bairro foi criado no ano de 1980 e o Morro da Cruz surgiu alguns anos depois. 

 

Os hectares de terra pertenciam aos seminaristas da Associação Protetora da Infância do Instituto Leonardo Murialdo, que decidiram ceder a área para as 150 famílias que ali ocupavam, por meio da regularização fundiária.

 

O instituto Murialdo realiza, desde o ano em que aconteceu a ocupação da área, atendimento às crianças que residem no local.

 

A regularização fundiária proporcionará aos moradores do Morro da Cruz a matrícula em seus nomes, saneamento básico, abastecimento de água e fornecimento de energia regular nos órgãos responsáveis, além de acesso aos serviços públicos sociais e de saúde.