Na semana passada, por iniciativa do vereador Márcio Bins Ely, foi entregue o Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao advogado Ricardo Breier, presidente da OAB-RS.

 

O porto-alegrense Ricardo Breier é advogado criminalista, especialista em criminologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e vitimologia pela Universidade de Sevilha (Espanha), a mesma onde fez seu doutorado.

 

Conselheiro do órgão máximo de representação dos advogados brasileiros desde 2007, Breier coordenou a Comissão de Direitos Humanos e foi secretário-geral da OAB antes de assumir a presidência em 2016.

 

Criou a campanha de esclarecimento sobre as funções de cada cargo público, os direitos e deveres do eleitor, cuidados na hora de votar e como identificar fake news. Executou o projeto OAB Vai à Escola, em que advogados visitaram dezenas de escolas públicas da região metropolitana para levar aos estudantes informações a respeito dos direitos de crianças e adolescentes, violência contra a mulher, gravidez na adolescência, atos infracionais e a importância do voto.

 

Breier lançou o programa OAB Cidadã, que arrecadou alimentos e donativos, como colchões e cobertores para as pessoas que vivem nas ruas da cidade em 2019. Protagonizou a campanha contra desvio de dinheiro, a corrupção e o aumento de impostos e promoveu a adoção do Largo dos Açorianos, localizado em frente à sede da entidade.

O presidente Márcio Bins Ely citou as principais ações do presidente da OAB/RS, como campanhas pelo voto consciente, do agasalho e valorização dos Conselhos Tutelares. Ressaltou que o novo integrante do Conselho de Cidadãos da Câmara poderá contribuir muito com o debate da cidade e que a atividade legislativa tem relação intrínseca com a advocacia. Terminou sua fala com a declaração: “E, parafraseando Charlie Chaplin, uma mensagem final: lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve, e a vida é muito bela para ser insignificante".