O vereador, Márcio Bins Ely, em 2017, apresentou o projeto de lei complementar Câmbio Verde (PLCL 053/17). PL que tem como intuito, encontrar uma nova alternativa para minimizar os impactos intensos e expansivos, que são gerados pelo descarte de resíduos sólidos urbanos. 

Relacionando os problemas gerados por esses descartes no meio ambiente, o projeto visa, à inclusão social dos trabalhadores deste setor, valorizar as centrais de triagem e reciclagem, fomentar a economia, trabalhar na diminuição de gastos gerados pelo município, e não menos importante, o meio ambiente deixa de receber uma enorme quantidade de resíduos sólidos, prolongando assim, o bem-estar dos cidadãos, pois reduzirá o número de poluentes no solo.  

De maneira que esse trabalho venha ser feito corretamente, o cidadão é incentivado a fazer sua própria separação de lixo através de pequenos benefícios tributários. Dando destino aos resíduos para centrais de triagem e reciclagem, facilitando por sua vez o descarte deste material. 

A iniciativa consiste em beneficiar o contribuinte com a base de resíduos destinados às centrais de triagem, que possibilitará o acesso a desconto do valor da sua obrigação tributária, baseada na economia de recursos que o Município terá para gerenciamento do lixo, ou seja, sua coleta, seu transporte e sua destinação final. 

O controle desse programa será feito, através de cadastros realizados pelo Município, das centrais de triagem, assim como o cadastro de unidades residenciais ou comerciais, dos sucateiros e recicladores que quiserem aderir ao programa. 

      Informações gerais, como por exemplo, quantos kgs e quais tipos de materiais foram recebidos por cada trabalhador do setor, devem ser repassado para o Município. Os descontos tributários gerados se dão através de uma porcentagem em relação ao tipo de material que foi recebido e quantos kgs do mesmo.