A valorização das atividades esportivas é uma das prioridades de Márcio Bins Ely como legislador e gestor . Em 2006, quando ocupou a Secretaria de Esportes de Porto Alegre, promoveu várias ações para estimular as práticas esportivas: realizou o cercamento de três campos de futebol e implantou o projeto de iluminação do Parque Ramiro Souto. Também conseguiu a liberação de 33 projetos do Proesporte no valor de R$635 mil e fez parceria com as escolinhas de futebol Flamengo Camisa 10 e São José.
Como vereador da Capital, é autor de leis e projetos para promover os esportes com o objetivo de estimular a disciplina, a socialização e a inclusão social das crianças e jovens carentes. Confira:
12.023/16 – Institui o Programa Municipal de Ensino de Xadrez, que prevê o ensino em escolas da rede pública municipal e parcerias para estimular sua prática em comunidades carentes, além de buscar apoio da iniciativa privada para patrocinar competições.
12.311/ 17 – Torna Entidade de Utilidade Pública a Confederação Brasileira de MuaythaiTradicional (CBMTT). A proposta foi elaborada devido à importância do trabalho da entidade para a prática dessa arte marcial, que ensina movimentos de defesa pessoal, melhora o condicionamento físico, desenvolve a disciplina e promove a socialização.
11.849 /15 – Inclui a Semana do Tae-kwon-do no calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização de Porto Alegre, realizada na semana que incluir o dia 20 de julho. Arte marcial originária, modalidade de luta que prepara para a vida e incentiva noções de cidadania, valores morais e sociais.
Lei 12.139/16 – Insere o evento Maratona Aquática Cidade de Porto Alegre no Calendário de Eventos e Calendário Mensal de Atividades da Capital na primeira quinzena de dezembro.
Lei 11.597/145 – Determina a inclusão do Dia do Torcedor Colorado no dia 17 de novembro no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização.