Um exemplo de sucesso da ocupação do espaço público pela comunidade foi a 1ª Chimarreada no Parque Tristezense na zona sul de Porto Alegre promovida dia 8/4 pela Associação Comunitária do Bairro Tristeza e Associação de Amigos do Parque Tristezense e Centro Comunitário de Desenvolvimento da Tristeza, Pedra Redonda Vilas Conceição e vila Assunção.
O vereador Márcio Bins Ely aproveitou o domingo de sol e encontrou vários amigos:
– Esse tipo de evento é muito importante para a interação com vizinhos e amigos e para a ocupação dos espaços públicos. Porto Alegre precisa de mais iniciativas. Parabéns aos organizadores.
Segundo o presidente da Associação Comunitária do Bairro Tristeza, Sérgio Fraga, o Parque Tristezense foi reurbanizado e entregue à população em 2016:
-Fizemos um movimento na comunidade para a revitalização da área e hoje os moradores têm um espaço de lazer.
O parque com seis mil metros quadrados teve obras de qualificação dos espaços esportivos e recebeu novos equipamentos, como academia de ginástica ao ar livre, novos bancos e lixeiras. Foram também remodelados o campo de futebol, a pista de caminhada e o recanto infantil.
Para o vereador Márcio Bins Ely, todas as iniciativas para garantir a ocupação dos espaços públicos devem ser saudadas:
– O espaço público é o lugar por excelência da expressão política e da democracia. Sua ocupação contribui para a segurança e cuidado com o patrimônio público.