Instituição de Porto Alegre que presta atendimento exclusivamente SUS, o Hospital Vila Nova é um modelo em gerenciamento na área da saúde. Nesta semana, entregou 33 novos leitos. A instituição atende a população em geral, dependentes químicos, soropositivos, tuberculosos e presidiários.
Parabéns ao diretor-presidente da instituição, dr. Dirceu Dal’Molin, e aos funcionários pelo trabalho realizado.
O Hospital Vila Nova é um exemplo bem sucedido de gestão que precisa ser implantado em outras instituições do setor. Para destacar e divulgar esse trabalho, por minha iniciativa, a Câmara Municipal de Porto Alegre entregou a Comenda Porto do Sol à Associação Hospitalar Vila Nova, gestora da instituição.
História
O Hospital Vila Nova foi fundado em 1965 para atender a população da zona sul da Capital. A entidade enfrentou situações de crise como atrasos de salários, fornecedores, greves e até mesmo o
encerramento momentâneo de suas atividades. Diante desse cenário, a diretoria e seus colaboradores buscaram alternativas para manter a instituição. Em 2002, criaram a Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN), uma entidade privada, sem fins lucrativos, com o objetivo de manter a assistência médica, social, cultural e científica. Desde então, seus dirigentes assumiram a gestão do hospital, visando à arrecadação de recursos e incentivos para a manutenção dos serviços e da estrutura física, além da busca contínua da excelência no atendimento assistencial.
Hoje, a AHVN atende a população em geral, presidiários, dependentes químicos, soropositivos, tuberculoso e até pessoas em situação de rua.